Finanças Públicas Dívida pública sobe para novo recorde e aproxima-se de 250 mil milhões

Dívida pública sobe para novo recorde e aproxima-se de 250 mil milhões

Apesar do novo reembolso ao FMI, a dívida pública voltou a agravar-se em Julho, estando cada vez mais próxima dos 250 mil milhões de euros.  
Dívida pública sobe para novo recorde e aproxima-se de 250 mil milhões
Bruno Simão/Negócios
Nuno Carregueiro 01 de setembro de 2017 às 11:14

A dívida pública portuguesa, na óptica de Maastricht, agravou-se ligeiramente em Julho, face ao mês anterior, mas o suficiente para fixar um novo recorde.

 

De acordo com o Banco de Portugal, a dívida pública situou-se em 249,165 mil milhões de euros em Julho, o que representa um agravamento de 81 milhões de euros face a Junho (249,084 mil milhões de euros). Apesar de a subida ter sido ligeira, o valor de Julho representa um novo recorde.

 

Ainda assim, em percentagem do PIB (a medida mais correcta para avaliar o peso da dívida) o valor de Julho não será recorde. O Banco de Portugal só publica dados da dívida pública em percentagem do PIB nos finais de trimestre. Em Junho situava-se em 132,2% do PIB, abaixo do recorde de 133,1% fixado em Setembro de 2016.

O Banco de Portugal explica o ligeiro agravamento de Julho (o segundo consecutivo) com o "aumento de certificados do Tesouro e outros depósitos junto das administrações públicas em 0,6 mil milhões de euros e emissões líquidas negativas de títulos no mesmo montante".

 

Também a pressionar em alta esteve o "acréscimo de empréstimos no montante 0,1 mil milhões de euros, resultante do aumento de empréstimos junto de bancos residentes, com destaque para o acordo assinado entre o Estado e o Banco Santander Totta respeitante aos contratos de derivados com empresas públicas de transportes (2,3 mil milhões de euros)".

 

Estes dois efeitos anularam o efeito do reembolso de empréstimos ao FMI, no valor de 1,8 mil milhões de euros.

 

No que diz respeito à dívida pública líquida de depósitos, em Julho registou-se um acréscimo de 900 milhões de euros para 230,3 mil milhões de euros.

  




(notícia em actualização)  




pub

Marketing Automation certified by E-GOI