Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública volta a aumentar em Setembro para novo recorde

Há sete meses consecutivos que a dívida pública portuguesa aumenta, encontrando-se em níveis nunca vistos. No espaço de um ano a dívida aumentou em mais de 12 mil milhões.

Bruno Simão
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 02 de Novembro de 2016 às 12:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 57
  • ...
A dívida pública na óptica de Maastricht cresceu em Setembro, face ao mês anterior, 0,46% para 244,42 mil milhões de euros, de acordo com a informação disponibilizada esta quarta-feira, 2 de Novembro, pelo Banco de Portugal. Os dados sobre a evolução face ao produto interno bruto (PIB) não são ainda conhecidos. O valor da dívida pública de Setembro corresponde a um novo recorde.
 
No espaço de um ano, entre Setembro de 2015 e Setembro deste ano, a dívida aumentou 5,26% ou 12,2 mil milhões de euros.
 
Apesar deste novo aumento, a dívida líquida de depósitos desceu pelo segundo mês consecutivo para 223,1 mil milhões de euros.
 
"Esta variação reflecte emissões líquidas positivas de títulos (0,8 mil milhões de euros) e um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos", explica o Banco de Portugal na nota publicada.
 
"O crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos activos em depósitos (1,6 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma diminuição de 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior", acrescenta a mesma fonte.

Ver comentários
Saber mais dívida pública contas públicas Banco de Portugal boletim estatístico
Outras Notícias