Finanças Públicas Endividamento da economia portuguesa sobe 500 milhões em Julho

Endividamento da economia portuguesa sobe 500 milhões em Julho

As empresas e os particulares reduziram o endividamento em Julho, o que não foi suficiente para compensar o agravamento da dívida do sector público.
Endividamento da economia portuguesa sobe 500 milhões em Julho
Nuno Carregueiro 21 de setembro de 2016 às 12:29

O endividamento do sector não financeiro em Portugal situou-se em 710,8 mil milhões de euros no mês de Julho, o que representa um agravamento de 500 milhões de euros face ao mês anterior, revelou o Banco de Portugal.

 

Em Junho o endividamento total da economia portuguesa (excepto sector financeiro) totalizou 710,31 mil milhões de euros, o que correspondia a 390,3% do PIB.

 

Este agravamento em Julho resultou de um aumento do endividamento do sector público, que mais do que anulou a redução de dívida no sector privado não financeiro.

 

No sector privado a descida do endividamento registou-se nas empresas e também nas famílias. As empresas portuguesas chegaram a Julho com uma dívida de 260,98 mil milhões de euros, o que compara com os 305,23 mil milhões de euros de Junho. Uma descida que se ficou a dever sobretudo ao desendividamento verificado nas PME (baixou mais de 300 milhões de euros).

 

Quanto à dívida das famílias portuguesas, atingiu 143,93 mil milhões de euros em Julho, uma descida ligeira de pouco mais de 50 milhões de euros face ao mês anterior.

 

Enquanto as famílias e as empresas privadas estão a baixar o endividamento, o sector público seguiu em sentido inverso.

 

De acordo com os dados do Banco de Portugal, o sector público não financeiro chegou a Julho com uma dívida total de 305,9 mil milhões de euros, o que compara com os 305,3 mil milhões de euros registados no mês anterior.

 

As empresas públicas até registaram uma descida ligeira na dívida, para 44,1 mil milhões de euros, mas as administrações públicas aumentaram o endividamento para 299,09 mil milhões de euros (aumento mensal de mais de 700 milhões de euros).




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI