Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha rejeita mais medidas de austeridade

"Espanha está a cumprir os seus deveres" e não precisa de mais medidas de austeridade, considerando mesmo que se distanciou de países como a Irlanda, o que a protege do contágio.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 17 de Novembro de 2010 às 11:12
  • Partilhar artigo
  • ...
“É verdade que o nervosismo nos mercados afecta todos, mas Espanha está a cumprir os seus deveres e distanciou-se muito de outros países que estão com ‘spreads’ muito mais altos”, afirmou Elena Salgado, citada pelo “Expansión”.

“Estamos a cumprir as nossas medidas que estão a ter os efeitos que desejávamos e com os quais nos comprometemos.”

Salgado assegurou que Espanha não pediu à Irlanda que aceite a ajuda do fundo de resgate de 750 mil milhões de euros para reduzir o contágio dos países periféricos da Zona Euro.

“A Irlanda explicou as medidas que está a adoptar, foi o que fez ontem e as medidas que pensa adoptar nas próximas semanas. Não há nenhuma petição, desde logo, por parte de Espanha para que a Irlanda aceite nada.”

A vice-presidente espanhola deseja que “a Irlanda possa solucionar os problemas que tem neste momento no seu sector financeiro” e considera que é necessário vigiar “como evoluem os acontecimentos”.

“O que interessa a Espanha é que todos os países da Zona Euro possam estar numa situação que nos permita enfrentar os desafios de uma crise económica que, todavia, continua a ter os seus efeitos. Isso é o que interessa a Espanha, o mesmo que o resto dos países.”

Ver comentários
Saber mais Espanha Elena Salgado
Outras Notícias