Finanças Públicas Dívida do Estado aumenta três mil milhões de euros para entregar Banif

Dívida do Estado aumenta três mil milhões de euros para entregar Banif

O défice público sobe 1,25%, mas a dívida pública aumentará 1,66% do PIB, revelam números da UTAO, partilhados nas redes sociais pelo deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro.
Dívida do Estado aumenta três mil milhões de euros para entregar Banif
Rodrigo Gatinho

A recapitalização do Banif acrescentará 2.255 milhões de euros (1,25% do PIB) ao défice orçamental de 2015, mas a dívida pública subirá quase 3 mil milhões de euros (1,66% do PIB), revelam dados fornecidos pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) à Assembleia da República e divulgados pelo deputado Tiago Barbosa Ribeiro na sua conta de Twitter.


A dívida pública aumentará mais do que o défice orçamental, uma vez que a operação exigiu a emissão de perto de 750 milhões de euros de obrigações pelo Fundo de Resolução, que foram entregues ao Santander. Em troca, o Fundo de Resolução recebeu uma carteira de activos – muitos deles imobiliários – que o Santander recusou, e da qual poderá obter algum retorno.

Estes números revelam que o Estado injectou não 2.255 milhões de euros para realizar a operação (1.766 milhões de euros de capital via Tesouro e 489 milhões de euros via um empréstimo ao Fundo de resolução), mas antes três mil milhões de euros. O esforço dos contribuintes será reduzido em 150 milhões de euros que o Santander pagou pela instituição, mas poderá aumentar pelas garantias concedidas ao banco noutros activos (avaliadas em 750 milhões de euros).





pub

Marketing Automation certified by E-GOI