Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Financial Times diz que Europa não deve ajudar Portugal sem condições concretas

O "Financial Times" defende na edição de hoje que a Europa deveria sujeitar Portugal a uma rigorosa condicionalidade para aceitar emprestar dinheiro. O prestigiado diário inglês diz que o Governo não tem dado provas de estar comprometido com a consolidação orçamental afirma que a concessão da ajuda tem de implicar mudanças profundas na economia portuguesa.

Pedro Romano promano@negocios.pt 08 de Abril de 2011 às 13:27
"Para Portugal, o desejo [de consolidar as contas] é um grande "se", maior ainda do que no caso grego", lê-se no editorial do FT. "Lisboa tem mostrado pouco apetite por "apertar o cinto" e pelas reformas estruturais necessárias para aumentar a sua capacidade de crescimento".

O diário contrasta a situação portuguesa com a espanhola. "Madrid fez tudo o que Lisboa não fez: tomou medidas drásticas para cortar o défice, fez reformas para tornar a economia espanhola mais eficiente e não poupou esforços na comunicação com os investidores".

O FT diz, por isso, que não há razões para que a desconfiança dos investidores alastre a Espanha. Mas, tendo em conta o momento de alto nervosismo nos mercados, defende que é essencial que a Europa consiga também contribuir para tornar essa linha de separação tão nítida quanto possível.

Ver comentários
Saber mais Financial Times Portugal Consolidação orçamental
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio