Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gaspar e Schäuble discutem aplicação do programa português em Berlim

Num texto publicado recentemente na página da Internet do ministério das Finanças alemão, Vítor Gaspar garantia que a prioridade actual do programa de ajustamento económico de Portugal passa por "criar condições para o investimento privado contribuir para o crescimento" do país.

Schäuble diz que Gaspar teria condições para ser um bom presidente do Eurogrupo
Lusa 21 de Maio de 2013 às 11:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 47
  • ...

Os ministros das Finanças de Portugal, Vítor Gaspar, e da Alemanha, Wolfgang Schäuble, discutem na quarta-feira, num encontro bilateral em Berlim, a aplicação do programa de ajustamento português, disse à Lusa fonte oficial do ministério das Finanças português.

 

Segundo a fonte, o encontro decorrerá pelas 12h00 no ministério das Finanças alemão, sendo seguido de almoço e de uma conferência de imprensa, pelas 13h40, hora de Berlim (12h40 em Lisboa).

 

Num texto publicado recentemente na página da Internet do ministério das Finanças alemão, Vítor Gaspar garantia que a prioridade actual do programa de ajustamento económico de Portugal passa por "criar condições para o investimento privado contribuir para o crescimento" do País.

 

No documento, onde traçou uma retrospectiva da evolução da economia portuguesa desde a entrada do País na União Europeia até à actual fase do ajustamento português, Gaspar considerava que "apenas o investimento produtivo vai permitir a recuperação económica e, posteriormente, a criação de emprego", sendo estas "as bases para o crescimento sustentável e um ajustamento bem-sucedido na Zona Euro".

 

Escrito durante a sétima avaliação da troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) a Portugal, o texto admite como sendo "agora claro que Portugal não adaptou as suas instituições para as exigências da participação na Zona Euro", o que tornou "urgente e obrigatório" o pedido de resgate financeiro de 2011.

Ver comentários
Saber mais Gaspar Schäuble Alemanha reunião programa
Mais lidas
Outras Notícias