Finanças Públicas Governo espera redução menor na dívida pública no próximo ano

Governo espera redução menor na dívida pública no próximo ano

O Governo continua a estimar que a dívida pública desça para 119,3% do PIB este ano. Mas está mais pessimista para 2020, revendo em alta a dívida pública esperada para o próximo ano. Todas as receitas extraordinárias devem ser usadas para cortar a dívida, defende Mário Centeno.
Governo espera redução menor na dívida pública no próximo ano
EPA
Susana Paula 16 de outubro de 2019 às 10:31

O Governo estima que a dívida pública desça para 116,2% do PIB em 2020, uma redução ligeiramente menor do que esperava anteriormente, segundo o esboço orçamental divulgado esta quarta-feira, 16 de outubro. 

Do documento enviado a Bruxelas, o ministro das Finanças continua a esperar uma redução da dívida pública em percentagem do PIB, mas a um ritmo inferior.

Depois de, em 2018, ter ficado nos 122,2% do PIB, a dívida pública deverá descer para 119,3% do PIB este ano. Esta foi a estimativa que o Governo remeteu a Bruxelas em setembro, na segunda notificação do Procedimento por Défices Excessivos, e que mantém no 'draft' orçamental. 

Mas se a previsão para a dívida pública deste ano já tinha sido revista em alta em setembro, a estimativa para 2020 piora. Segundo o esboço orçamental, Mário Centeno espera agora que a dívida pública fique nos 116,2% do PIB no próximo ano.

No Programa de Estabilidade remetido a Bruxelas em abril, antecipava que a dívida fosse de 115,2% em 2020, caindo 3,4 pontos face a este ano. Agora, a redução é de 3,1 pontos

Depois de uma descida de quase 10 pontos percentuais no rácio da dívida pública em relação ao PIB entre 2016 e 2018, o Governo compromete-se com a redução da dívida para um nível "muito próximo de 100% no final da próxima legislatura", ou seja, em 2023. 

"Para atingir esse objetivo, todas as receitas extraordinárias devem continuar a ser alocadas à redução da dívida pública", referem as Finanças no 'draft' orçamental. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI