Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo de Sousa: "Este caminho que está a ser seguido não vai dar a lado nenhum"

O líder do PCP focou-se na comparação de Portugal com a Grécia na reunião com o primeiro-ministro, considerando que o País não tem condições para pagar a dívida actual nas condições que estão determinadas. E sublinhou que o caminho escolhido pelo Executivo "não vai dar a lado nenhum".

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 19 de Outubro de 2011 às 12:59
Jerónimo de Sousa centrou-se no exemplo da Grécia para defender, junto de Passos Coelho, que o caminho que está a ser seguido não é o correcto.

Na Grécia chegou-se “a limites sociais insuportáveis”, em que se verifica a recessão e a pobreza do país se acentuaram “apesar de serem aplicadas medidas paulatinas”.

O caminho de Portugal “é muito parecido. O desfecho pode ser dramático, com este pacto de agressão que foi proposto pela troika. O desfecho pode ser muito idêntico” ao da Grécia, defendeu.

Assim, Jerónimo de Sousa volta a defender a renegociação da dívida, sublinhando que a Europa já o admite para a Grécia.

“Era tempo de iniciar uma renegociação de uma dívida, em que parte dela não podemos pagar. Não temos condições, tendo em conta o cenário que temos pela frente.”

O líder do PCP defende que é preciso “ir por outro caminho. Precisamos de criar mais riqueza para resolver o problema do défice e da dívida.”

Quanto às declarações de Cavaco Silva, Jerónimo de Sousa diz ter ficado “mais preocupado” porque o Presidente da República, em vez de considerar os cortes nos subsídios de Natal e de férias “inaceitáveis”, defendeu um “rebaixamento dos salários de todos os sectores. A sua identificação com esta política não é um bom sinal, mas não quero fazer juízos de valor.”

“Este caminho que está a seguido não vai dar a lado nenhum”, frisou, recordando que o país regressou a uma “ditadura do défice”.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo de Sousa PCP Europa Orçamento do Estado subsídio de férias subsídio de Natal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio