Notícia
Juros da dívida pública aliviam ligeiramente
As taxas de juro associadas aos títulos de dívida pública portuguesa estão esta manhã a ceder em praticamente todos os prazos. Juros a cinco anos são a principal excepção: continuam em alta e a quebrar recordes.
- 1
- ...

A tendência de descida, ainda que moderada, estende-se às taxas de juro a que estão a ser transaccionados no mercado secundário os títulos de maturidades mais curtas, que nas última sessões têm estado sob grande pressão.
As taxas a dois anos recuam 8,1 pontos percentuais para 4,613%, já um pouco mais distantes do máximo de 4,710% fixado na passada sexta-feira.
Os juros associados aos títulos a cinco anos prosseguem, porém, em alta, ainda que muito ligeira. Estão a subir esta manhã 0,8 pontos percentuais para 7,152%, valor de novo acima do recorde fixado na sexta-feira, de 7,128%.
O Executivo garante, no entanto, que a evolução da despesa está enviezada por vários elementos que dificultam a comparação interanual e que a tendência real é de contenção dos gastos públicos.
Para avaliar os progressos na consolidação orçamental, numa altura em que Portugal continua a ser considerado como o próximo país em vias de recorrer a ajuda externa, estão em Lisboa equipas técnicas da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.