Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maria Luís Albuquerque: "O cumprimento das regras defende-nos a todos"  

A ministra das Finanças sublinhou a necessidade de manter a disciplina orçamental mesmo quando se persegue o crescimento económico.

Bruno Simão
Negócios 10 de Abril de 2015 às 16:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Durante a intervenção de encerramento do Seminário sobre Governação e Políticas para a Prosperidade na Europa, Maria Luís Albuquerque sublinhou por várias vezes a necessidade de cumprir as regras orçamentais com que Portugal está comprometido.

 

"O cumprimento das regras que todos aprovávamos defende-nos a todos", afirmou a governante, embora tenha reconhecido que elas são de "difícil explicação para a generalidade dos cidadãos europeus". "Precisamos de coordenação de políticas orçamentais que possa ser explicada e percebida".

 

Maria Luís admitiu que há ainda trabalho por fazer, nomeadamente na construção da união bancária, mas principalmente na implementação de reformas estruturais. "Do lado do Governo, entendemos que temos de reforçar em todos os Estados-membros as reformas estruturais", acrescentou. "Reformas na área fiscal, justiça, pensões ou mercado de trabalho tem efeitos positivos noutros Estados-membros."

 

Durante a sua intervenção, a ministra destacou ainda a necessidade de o Mecanismo de Estabilidade Europeu estar menos dependente de constrangimentos orçamentais dos países e da possibilidade de os tratados europeus terem de ser alterados. 

Ver comentários
Saber mais Maria Luís Albuquerque
Outras Notícias