Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Missão técnica regressa a Bruxelas na quarta-feira depois de analisar economia portuguesa

Uma missão de técnicos da Comissão Europeia e do BCE regressa quarta-feira a Bruxelas depois de dois dias em Portugal a analisar os progressos feitos pelo país no processo de consolidação orçamental e as perspectivas de crescimento.

Lusa 22 de Fevereiro de 2011 às 18:46
"Faz parte do processo normal de vigilância dos países da Zona Euro", disse à Agência Lusa o porta-voz da Comissão Europeia da Economia e Assuntos Monetários.

Amadeu Altafaj Tardio acrescentou que a Comissão Europeia terá de elaborar um relatório sobre a evolução das contas públicas portuguesas para apresentar na próxima reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Os líderes europeus reunidos em Bruxelas a 4 de Fevereiro último tinham dado orientações à Comissão Europeia para avaliar, "em concertação com o BCE (Banco Central Europeu), os progressos realizados nos Estados-membros da área do euro no que diz respeito à implementação das medidas destinadas a consolidar as situações orçamentais e as perspectivas de crescimento".

A missão dos técnicos a Portugal foi a primeira de uma série que também deverá, em breve, deslocar-se a Madrid.

Estes dois países com um défice orçamental elevado tomaram em 2010 medidas suplementares para reforçar a sua posição orçamental e promover o crescimento das suas economias, sem no entanto terem recorrido a um apoio extraordinário dos parceiros europeus, como aconteceu com a Grécia e a Irlanda.

Os líderes dos 17 países membros da Zona Euro reúnem-se a 11 de Março para preparar uma resposta global de estabilização do euro, e em seguida, no Conselho Europeu (27 Estados-membros) de 24 e 25 do mesmo mês deverá ser adoptado um ambicioso pacote de medidas para melhorar a coordenação económica e estabilizar o euro.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia BCE Portugal finanças públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio