Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nova secretária de Estado do Tesouro toma posse na próxima segunda-feira

Maria Isabel Castelo Branco será a nova secretária de Estado do Tesouro. O Presidente da República dará posse à nova responsável na próxima segunda-feira.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 29 de Agosto de 2013 às 12:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...

O Governo propos ao Presidente da República que Maria Isabel Cabral de Abreu Castelo Branco fosse nomeada para a secretaria de Estado do Tesouro. Uma proposta aceite por Cavaco Silva.

 

“O Presidente da República conferirá posse ao novo membro do Governo segunda-feira, dia 2 de Setembro, pelas 17h00, no Palácio de Belém”, revela a nota publicada esta quinta-feira no site da Presidência da República.

 

Maria Isabel Castelo Branco vai assim substituir Joaquim Pais Jorge, que saiu do Governo na sequência do escândalo dos “swaps”, deixando a secretaria de Estado do Tesouro vazia. Logo após a saída, o Executivo optou por deixar esta pasta nas mãos da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

 

A responsável assume assim o cargo antes de Portugal realizar a próxima emissão de dívida. O próximo leilão de bilhetes do Tesouro está agendado para o dia 18 de Setembro.

 

De acordo com o "curriculum vitae" divulgado pelo Governo, a responsável está no BPI desde 1989, tendo começado como analista. Em 1995 ascendeu a responsável de Investimentos na área de gestão de activos do grupo e em 2002 ficou como directora financeira do banco. 

 

A nova secretária de Estado tem uma lincenciatura em economia, na Universidade Nova de Lisboa, e frequência um MBA na mesma Universidade.

 

Maria Isabel Castelo Branco terá em mãos a missão de conseguir que Portugal regresse aos mercados, com financiamentos de longo prazo, a menos de um ano de terminar o programa de ajuda financeira a Portugal. O que significa que o País terá de conseguir financiar-se no mercado.

 

Caso contrário, terá de receber alguma ajuda suplementar de forma a conseguir colmatar as suas necessidades de financiamento.

Ver comentários
Saber mais Maria Isabel Castelo Branco Tesouro
Outras Notícias