Finanças Públicas Passos Coelho garante que meta do défice de 2012 será alcançada

Passos Coelho garante que meta do défice de 2012 será alcançada

O primeiro-ministro garantiu esta tarde, em Coimbra, que a meta do défice orçamental para 2012 (5% do PIB) será alcançada. As declarações de Passos Coelho surgem após ser conhecido que o défice nos primeiros três trimestres deste ano ficou nos 5,6% do PIB.
Passos Coelho garante que meta do défice de 2012 será alcançada
Ana Luísa Marques 28 de dezembro de 2012 às 18:40

Num comentário às contas nacionais divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, Pedro Passos Coelho destacou a queda das necessidades de financiamento externo da economia portuguesa e o aumento da poupança.

 

Os números divulgados pelo INE revelam que a taxa de poupança das famílias portuguesas aumentou de 10,1%, no segundo trimestre do ano, para 11,2%, no terceiro trimestre. Esta subida é explicada, sobretudo, pela redução do consumo. "O aumento da poupança reflectiu a redução de 1,0% da despesa de consumo final das famílias, enquanto o rendimento disponível aumentou ligeiramente (0,2%)", explica o INE.

 

Questionado sobre a queda das receitas fiscais nos primeiros nove meses do ano, o primeiro-ministro afirmou que este dado “valoriza ainda mais o facto de termos conseguido baixar o défice”. “Conseguimos um corte de despesa pública que compensa a queda das receitas fiscais”, disse o Pedro Passos Coelho aos jornalistas após uma visita ao Museu Machado de Castro em Coimbra.

 

Os dados do INE revelam que “nos três primeiros trimestres de 2012, a necessidade de financiamento das Administrações Públicas situou-se em 5,6% do PIB, contra 6,7% no mesmo período do ano anterior”. O primeiro semestre do ano o défice estava nos 6,8% do PIB.

 

“Tomando como referência valores acumulados dos três primeiros trimestres de 2012, o saldo situou-se em -6.929 milhões de euros, correspondendo a -5,6% do PIB (-8.528 milhões de euros no período homólogo de 2011, -6,7% do PIB)”, refere o INE.

 

(Notícia em actualização)

 
 



pub