Finanças Públicas Portugal teve a segunda maior subida da dívida pública na Zona Euro

Portugal teve a segunda maior subida da dívida pública na Zona Euro

De acordo com o Eurostat, Portugal continua a ter a terceira dívida mais elevada da Zona Euro, atrás da Grécia e Itália. Os dados são do segundo trimestre de 2016. E revelam a segunda maior subida no segundo trimestre face ao primeiro.
Portugal teve a segunda maior subida da dívida pública na Zona Euro
Bloomberg
Negócios 24 de outubro de 2016 às 10:52
A dívida nacional continua a aumentar. Foi a segunda, na Zona Euro, a ter o maior crescimento entre o primeiro e o segundo trimestres, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 24 de Outubro, pelo Eurostat. E a terceira se comparando com o período homólogo.

Do primeiro para o segundo trimestre a dívida aumentou 2,8 pontos, só superada pela subida de 3,1 pontos da Grécia. Já face ao segundo trimestre do ano passado, a dívida nacional subiu 2,9 pontos percentuais, superada pelo crescimento de 9,7 pontos da dívida grega e de 3,7 pontos da Letónia.

Com isso, Portugal mantém-se, assim, com a terceira maior dívida da Zona Euro, fixando-se em 131,7% do PIB. Grécia está com 179,2% e Itália atingiu 135,5%. 

A Irlanda foi o país que mais baixou a dívida pública em um ano, apurando menos 13 pontos percentuais, registando-se como o segundo maior alívio face ao primeiro trimestre.

No final do segundo trimestre de 2016, a dívida dos governos na Zona Euro fixou-se nos 91,2%, o que compara com os 91,3% do primeiro trimestre de 2016.

Na Europa a 28, o rácio decresceu de 84,5% para 84,3%. 

(Notícia corrigida às 10:57 para indicar que a terceira maior subida foi a Letónia)



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI