Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Prémio de risco da dívida espanhola em máximos da era do euro

Risco associado à dívida do Estado espanhol volta a quebrar máximos numa altura em que se prepara modelo de recapitalização da banca e de resgate do Bankia.

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Maio de 2012 às 09:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
O "spread" da dívida pública espanhola face à alemã, que serve de referência à Zona Euro, quebrou esta manhã um novo recorde histórico ao atingir os 509 pontos base.

O novo valor recorde para o risco associado aos títulos do país vizinho está a coincidir com um novo movimento de forte de desvalorização das acções do Bankia, que estiveram já a perder mais de 27% depois de ter sido noticiado de que precisará de 19 mil milhões de euros em vez dos 4,5 mil milhões inicialmente anunciados, e com rumores de que o Governo espanhol está a ultimar negociações com os parceiros europeus no sentido de fazer uso dos fundos de resgate do euro para recapitalizar a banca.

As taxas de rendibilidade associadas aos títulos de dívida espanhola a dez anos voltaram esta manhã a aproximar-se dos 6,5% (6,452%). As subidas, compreendidas entre 10 e 15 pontos, observam-se em todos os prazos, numa movimento que se estende, ainda que com menos amplitude, ao mercado secundário de dívida italiana (yield a dez anos já esteve esta manhã em 5,734%) e português (12,877% no mesmo prazo).
Ver comentários
Saber mais Espanha prémio risco máximo euro
Outras Notícias