Finanças Públicas PSD destaca que Governo anterior "cumpriu ponto de honra" com consolidação orçamental

PSD destaca que Governo anterior "cumpriu ponto de honra" com consolidação orçamental

Pela voz do deputado Manuel Rodrigues, o PSD nota que o anterior governo "cumpriu o ponto de honra" ao deixar o défice orçamental dentro do limite dos 3%.
PSD destaca que Governo anterior "cumpriu ponto de honra" com consolidação orçamental
Lusa 24 de março de 2016 às 14:39
O deputado do PSD Manuel Rodrigues afirmou que o anterior governo "cumpriu o ponto de honra" de ter o défice no limite dos três por cento, saudando os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"É de saudar estes dados económicos que mostram em primeiro lugar que em 2015 Portugal tem o quarto ano consecutivo de equilíbrio das contas externas. Sabemos que há mais de 40 anos Portugal não tinha quatro anos consecutivos com crescimento e equilíbrio das contas externas", disse.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, o deputado considerou relevante "Portugal ter alcançado um saldo orçamental no limite dos três por cento sem os efeitos extraordinários", apesar de não se ter cumprido a meta dos 2,7%.

O défice das administrações públicas, em contas nacionais, foi de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, um desempenho que foi penalizado pelo impacto negativo da resolução do Banif que corresponde a 1,4% do PIB.

Ainda segundo o INE, excluindo o efeito do Banif, o défice teria sido de 3% do PIB no ano passado.

"Num momento em que há um novo ciclo de governação, é fundamental saber que o governo anterior cumpriu o que era um ponto de honra de ter um défice orçamental no limite dos 3%", disse.

No entanto, Manuel Rodrigues frisou que um défice no limite dos 3% "é condição necessária mas não suficiente" para Portugal sair do procedimento por défice excessivo, afirmando que é necessário "um plano de estabilidade" no qual possa ser ancorado esse objectivo também para 2016 e anos seguintes.





pub

Marketing Automation certified by E-GOI