Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Grécia vive em plena bancarrota desde o seu nascimento"

Atenas está à beira da bancarrota "desde o seu nascimento", sendo "necessário que as principais potências garantam a sua solvência mediante um empréstimo". Estas afirmações são de um escritor e jornalista francês e têm mais de um século e meio.

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Maio de 2012 às 11:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
"A Grécia vive em plena bancarrota desde o seu nascimento." "Os contribuintes não pagam os seus impostos ao Estado e este não paga aos seus credores." "É necessário que as principais potências garantam a sua solvência mediante um empréstimo." "Os recursos do país não cresceram nos últimos 20 anos." Estas frases constam numa obra do escritor e jornalista francês, Edmond About, datada de 1858. A obra intitula-se "A Grécia Contemporânea" e está a ser citada pelo "El Mundo", que recuperou algumas citações que poderiam ter sido ditas hoje por economistas, analistas ou líderes políticos. Mas não, constam num livro com mais de um século e meio.

"O regime financeiro da Grécia é tão extraordinário e tão distinto do que conhecemos que creio ser necessário, antes de entrar em detalhes, fazer uma série de observações gerais." Assim "a Grécia é o único exemplo conhecido de país que vive em plena bancarrota desde o seu nascimento. Se França ou Inglaterra se encontrassem um ano apenas nesta situação seria uma catástrofe terrível. A Grécia viveu mais de 20 anos em paz com a bancarrota", sublinha escritor.

Neste livro, o responsável salienta ainda que os "gastos [de Atenas] nunca estariam cobertos pelas suas receitas".

Edmond About ingressou aos 23 anos na escola francesa de Atenas, onde viveu durante dois anos. A escrita do jornalista era provocadora, polémica e recheada de ironia, segundo o "El Mundo".
Ver comentários
Saber mais Grécia falência bancarrota
Outras Notícias