Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nota da direcção

A direcção do Negócios comenta as regras impostas na conferência promovida pelo Governo.

Negócios 16 de Janeiro de 2013 às 01:52
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A direcção do Negócios comenta as regras impostas na conferência promovida pelo Governo.

 

1. A conferência promovida pelo Governo, organizada pela ex--dirigente do PSD, Sofia Galvão, e que encerra esta quarta-feira, decorre com imposição de regras ao trabalho jornalístico.Essas regras foram mudando, mas, no final da manhã de ontem, foi explicado aos jornalistas que a regra seria a de que tudo era citável, nada era atribuível. Esta regra é muito utilizada em Inglaterra (onde é conhecida como "Chatham House Rule"), sendo rara em Portugal.

 

2. Por causa destas regras - e da confusão da organização na sua explicitação -, vários órgãos de comunicação social abandonaram a conferência.

 

3. O Negócios considera estas regras desajustadas do objectivo da conferência, por inibirem o debate desejável. Aliás, essas regras acabaram por ser neutralizadas por vários participantes na conferência, em painéis de debate em que todos os oradores disseram que poderiam ser citados. Nesses debates, que assim foram plenamente abertos à imprensa, o Negócios decidiu que o direito de informar não estava constrangido e que o dever de informar podia ser cumprido.

 

Ver comentários
Outras Notícias