Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Costa: "Chegaremos a quinta-feira com tudo resolvido com a Comissão Europeia"

O primeiro-ministro disse ao Público que  o diálogo técnico com Bruxelas "decorre sereno e positivo" e que os "compromissos eleitorais" e os acordos com a esquerda "não estão em causa".

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 31 de Janeiro de 2016 às 11:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 19
  • ...

O Governo conta resolver nos próximos dias os diferendos com a Comissão Europeia sobre o  Orçamento do Estado, a tempo deste ser aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira e entregue no Parlamento no dia seguinte.

 

Em declarações ao Público, António Costa garante que "o diálogo técnico decorre sereno e positivo" e prossegue também "ao nível político".

 

"Julgo que chegaremos ao Conselho de Ministros, na quinta-feira, com tudo resolvido com a Comissão Europeia", afirmou o primeiro-ministro, garantindo que  que "os compromissos eleitorais e com os parceiros de acordo não estão em causa".

 

António Costa repete assim o discurso dos últimos dias, desvalorizando o facto de Bruxelas ter pedido mais informações sobre o Orçamento do Estado e exigido uma descida mais acentuada no défice estrutural.

 

Ja no debate quinzenal que decorreu no parlamento na sexta-feira o primeiro-ministro tinha deixado claro que o Governo não abdicará das promessas de reposição dos salários da Função Pública, redução da sobretaxa de IRS e actualização das pensões, perante um cenário de Bruxelas pedir mais medidas a Portugal.

 

A resposta do Governo à carta a Comissão Europeia terá seguido para Bruxelas na sexta-feira mas não foi tornada pública.

 

Sobre a visita que está já agendada a Berlim, para um encontro com a chanceler Angela Merkel, Costa afirmou que não tem nada a ver com o Orçamento, mas antes com a cimeira sobre a situação dos refugiados na Europa, onde tentará conseguir "um novo impulso para convergência".

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Orçamento do Estado Conselho de Ministros António Costa chanceler Angela Merkel
Mais lidas
Outras Notícias