Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo prevê fuga de certificados de aforro. Aposta forte em certificados do tesouro

A proposta de Orçamento do Estado prevê uma fuga de certificados de aforro, que será compensada com as subscrições de certificados do tesouro de poupança mais.

Bruno Simão/Negócios
Rui Barroso ruibarroso@negocios.pt 14 de Outubro de 2016 às 21:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 20
  • ...

O retalho irá continuar a dar um contributo positivo para o financiamento do Estado no próximo ano, segundo as previsões constantes na proposta de Orçamento do Estado para 2017. Mas num montante bem menor que nos últimos dois anos. A quebra acontece à custa dos resgates previstos em certificados de aforro (CA), que deverão ser compensados pelas subscrições dos certificados do tesouro poupança mais (CTPM).

No total, estes dois produtos deverão contribuir com mil milhões de euros para o financiamento líquido do Estado em 2017. Um montante bastante inferior aos 3,5 mil milhões de euros previstos para este ano. E os CA serão os principais responsáveis para a queda do contributo do retalho. O Governo prevê resgates líquidos de dois mil milhões de euros nestes produtos ao longo de 2017.

Neste produto está agendada para o final deste ano o fim do prémio de 2,75% da série C, lançada em 2012. E Cristina Casalinho, presidente do IGCP, já indicou que não descarta a hipótese de se alteraram as taxas no final de 2016 ou início de 2017.

Apesar da previsão da perda de popularidade dos CA, nas contas do Governo os CTPM continuarão a atrair poupança. A previsão é de subscrições líquidas de três mil milhões de euros, 300 milhões abaixo do estimado para 2016.

Além dos CA e dos CTPM, o Estado lançou este ano as obrigações do tesouro de rendimento variável (OTRV). Foram feitas duas emissões, que permitiram angariar quase dois mil milhões de euros de financiamento este ano. No entanto, na proposta do OE não é isolada a previsão do montante a emitir através deste novo instrumento. 

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado certificados de aforro certificados do tesouro poupança mais financiamento OTRV
Mais lidas
Outras Notícias