Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer sinergias nos transportes de Lisboa e Porto

Executivo extingue Rave, Gablogis e gabinete do Metro Sul do Tejo e funde Transtejo com Soflusa

Negócios negocios@negocios.pt 16 de Outubro de 2010 às 01:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A reestruturação que o Governo pretende fazer no Sector Empresarial do Estado passa pela integração da Rave – Rede Ferroviária de Alta Velocidade na Refer e pela extinção do Gabinete para o Desenvolvimento do Sistema Logístico Nacional e do Metro Sul do Tejo.

De acordo com a versão preliminar do relatório do Orçamento do Estado para 2011, será ainda concluído o processo de fusão entre a Transtejo e a Soflusa.

Outra das medidas que o Governo quer implementar para melhorar a governação e eficiência das empresas públicas do sector dos transportes passa pela articulação da gestão das empresa do sector de Lisboa e Porto, ou sejam, entre Carris e Metro de Lisboa e entre STCP e Metro do Porto.

A solução a adoptar, refere o Executivo no documento, deverá permitir a obtenção de sinergias ao nível das estruturas de gestão e operação das empresas, redução de custos operacionais e uma maior racionalidade na oferta de serviços.

No sector portuário, o Governo vai ainda reavaliar a orgânica do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

Avançará ainda com a reavaliação do Portugal Logístico.

A Refer terá, até ao final do primeiro trimestre de 2011, de promover a avaliação global da rede ferroviária.

Já a CP terá também de apresentar ao Governo até Março do próximo ano os estudos preparatórios com vista à eventual concessão da exploração dos serviços de transporte ferroviário de passageiros integrados nas unidades de negócio CP Lisboa e CP Porto.

Por seu lado, o Instituto da mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) deve apresentar no mesmo prazo ao Governo propostas de medidas para a diversificação das fontes de financiamento das subvenções públicas destinadas a remunerar os operadores pelo cumprimento de Obrigações de Serviço Público de transportes públicos colectivos de passageiros.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias