Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida portuguesa em queda pela segunda sessão

No início da semana em que o Governo vai apresentar o Orçamento do Estado, os juros das obrigações do tesouro a 10 anos desce 5 pontos base. Nos prazos mais curtos a descida é mais intensa.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 09:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...


As “yields” da dívida pública portuguesa estão em queda pela segunda sessão em todos os prazos, no início da semana em que o Governo vai entregar na Assembleia da República o Orçamento do Estado para 2011, documento com o qual pretende reduzir o défice das contas públicas para 4,6% do PIB no próximo ano.

Os juros das obrigações do tesouro a 10 anos descem 5 pontos base para 6,18%, de acordo com os preços genéricos da Bloomberg.

Nos prazos mais curtos a descida das “yields” é mais acentuada. Na dívida a 2 anos aos juros descem 11 pontos base, registando uma queda da mesma dimensão na dívida a 5 anos.

Com estas descida, o “spread” da dívida portuguesa a 10 anos estão hoje nos 391 pontos, quando no final da semana se situava em redor dos 400 pontos base.

Na semana em que o Governo apresentou as medidas de austeridade que pretende integrar no Orçamento, os juros desceram cerca de 50 pontos base, mas na semana passada travou a tendência de queda, um comportamento que o Governo atribuiu à recusa do PSD em anunciar que viabiliza o documento.

O Governo deverá apresentar o Orçamento na Assembleia da República na sexta-feira e o líder do PSD, Passos Coelho, já afirmou que só se pronuncia sobre o sentido de voto do partido, depois de o documento ser conhecido.

Ver comentários
Outras Notícias