Orçamento do Estado PCP: Governo de Passos Coelho é responsável pela derrapagem do défice

PCP: Governo de Passos Coelho é responsável pela derrapagem do défice

O Executivo PSD/CDS é responsável, não só pelo que aconteceu nos meses que governou mas também pela solução do Banif, decidida já no Governo de António Costa, acusa do Partido Comunista Português.
PCP: Governo de Passos Coelho é responsável pela derrapagem do défice
Luis Costa/Correio da Manhã
Ana Luísa Marques 24 de março de 2016 às 13:05

António Filipe não se mostrou surpreendido com os números do défice de 2015. No seu entender, há apenas um elemento novo: o Banif, que "contribuiu para a derrapagem" do défice. O deputado do PCP afirmou, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, que o Executivo de Pedro Passos Coelho é responsável pelo que aconteceu ao não encontrar, atempadamente, uma solução para o banco.  

"É sabido que o PCP não concorda com a solução aplicada pelo Governo de António Costa mas isso não iliba o Governo anterior", acrecentou. 

António Filipe mostrou-se convicto de que a meta orçamental de 2016 (2,2% do PIB) vai ser alcançada. "Não vemos porque não seja possível. [Este Orçamento] vai ser um virar de página e vai contribuir para melhorar a vida dos portugueses", disse o deputado.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta quinta-feira que o défice orçamental de 2015 terá ficado em 4,4% do PIB. O valor inclui o impacto da operação de recapitalização e venda do Banif no final de 2015 que, segundo o INE, terá custado aos cofres públicos o equivalente a 1,4% do PIB, um valor mais elevado que o esperado até agora.


(Notícia actualizada às 13:05) 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI