Função Pública Cresap tem 48 concursos em mãos e está a oito dias de ficar sem presidente

Cresap tem 48 concursos em mãos e está a oito dias de ficar sem presidente

João Bilhim reforma-se a 12 de Outubro e o Governo ainda não o substituiu, escreve o Público. Há quase meia centena de concursos para dirigentes públicos e não se sabe ainda o que pretende o Executivo fazer com a comissão criada por Passos em 2011.
Cresap tem 48 concursos em mãos e está a oito dias de ficar sem presidente
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 04 de outubro de 2016 às 10:30

O presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) reforma-se no próximo dia 12 de Outubro, mas o Governo não disse até agora o que pretende fazer, isto é, de o vai substituir e por quem ou se, pelo contrário, aproveitará a sua saída para fazer mudanças ou mesmo para extinguir a entidade.

 

A notícia faz a manchete do Público, na sua edição desta terça-feira, 4 de Outubro e, segundo escreve o jornal, tudo indica que haverá um vazio de poder na Comissão. O facto de João Bilhim (na foto) se jubilar não impediria que se mantivesse no cargo durante algum tempo, desde que o Executivo emitisse um despacho a autorizar que tal acontecesse por razões de interesse público. Tal não aconteceu, porém, apesar de, escreve o Público, desde Abril o Governo saber o que iria acontecer.

 

Assim, apesar de o mandato do actual presidente terminar em Maio do próximo ano, este deverá abandonar já o cargo. Até Maio manter-se-ão apenas os três vogais permanentes. Entretanto, a Cresap tem em mãos 48 concursos de dirigentes públicos, além de vários pedidos de avaliação de currículos de gestores públicos.

 

A Cresap foi criada em 2011 pelo Governo de Pedro Passos Coelho e de Paulo Portas com o objectivo de tornar mais transparente a escolha dos altos dirigentes do Estado e os gestores de empresas públicas ou de reguladores. Arrisca agora um vazio de poder que poderá colocar em causa a continuação de funções, conclui o Público. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI