Função Pública Emprego no Estado regista aumento recorde com admissão de precários

Emprego no Estado regista aumento recorde com admissão de precários

Só num ano foram mais de 15 mil postos de trabalho, um aumento de 2,3% em termos homólogos. Dados da Síntese Estatística do Emprego Público apontam para um total de 690.079 empregos no final de março deste ano.
Emprego no Estado regista aumento recorde com admissão de precários
Os hospitais foram responsáveis por mais de 4400 novos postos de trabalho no último ano
Paulo Duarte/Negócios
O número de empregos no Estado voltou a subir no primeiro trimestre de 2019, atingindo mesmo um ritmo recorde desde 2011: mais 2,3% (15.690 postos de trabalho) do que em igual período de 2018.

De acordo com a mais recente Síntese Estatística do Emprego Público, acabada de divulgar pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), o emprego nas administrações públicas era 690.079 postos de trabalho no final de março deste ano, o que representa um acréscimo de 2,3% (15.690 empregos) em relação a igual período de 2018.

Este crescimento resultou "em grande parte do aumento de postos de trabalho, em particular mas carreiras de assistente operacional, assistente técnico e técnico superior, em consequência do processo de regularização extraordinária de vínculos precários", explica a DGAEP.

Os dados da síntese estatística revelam ainda que os hospitais EPE (com mais 4.433 postos de trabalho) justificam mais de metade da subida verificada na administração central (mais 7.345 empregos).

Na administração local, o número de empregos também aumentou quase em igual proporção (+7.229). Deste total, 5.548 ocorreram nos municípios.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI