Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo contrata mil técnicos para desenhar políticas públicas

As competências jurídicas, em estatística, gestão e planeamento vão ser reforçadas no envelhecido setor público através de um concurso público que está "em vias de abrir", de acordo com Mariana Vieira da Silva.

Lusa
Negócios jng@negocios.pt 08 de Julho de 2019 às 09:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

Reforçar os centros de competências, os gabinetes de estatística e de planeamento e as diversas direções-gerais que fazem trabalho de análise, preparação e desenho de políticas públicas para vários Ministérios. É este o objetivo do concurso público que está "em vias de abrir" para a contratação de mil técnicos especializados.

 

A confirmação desta medida, que estava prevista no último Programa de Estabilidade e visa a recuperação dos serviços públicos em Portugal, foi feita ao Público esta segunda-feira, 8 de julho, pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

 

Admitindo nos últimos anos a perda de "capacidades" na administração central para "a definição de políticas", a governante insiste que "tem de ser revista" a regra geral de que só entra um funcionário nos quadros por cada dois que saiam do Estado - embora insuficiente para travar os novos funcionários desde 2016 -, acrescentando que "há um envelhecimento que traz dificuldades" à prestação de serviços.

 

"Ao ter muitos anos sem entradas, perdeu-se muito saber fazer, muito conhecimento sobre os sistemas, as políticas, a história das políticas. É uma coisa que nenhuma empresa pode perder e o Estado não deve perder", resume Mariana Vieira da Silva, envolvida na elaboração do programa eleitoral do PS que está a ser coordenado por João Tiago Silveira, responsável pelo gabinete de estudos do partido.

Apesar de o número de trabalhadores do Estado estar a subir de forma líquida desde 2015, o que significa que as contratações superam as saídas, a idade média dos trabalhadores continuou a aumentar e atingiu os 47,4 anos no final do ano passado, como mostrou o último Boletim Estatístico do Emprego Público.

Ver comentários
Saber mais função pública emprego estado mariana vieira da silva
Mais lidas
Outras Notícias