Função Pública Governo vai centralizar contratação de trabalhadores do Estado

Governo vai centralizar contratação de trabalhadores do Estado

A ideia é aprovar mapas com os recrutamentos previstos e criar reservas de recrutamento centralizadas no INA, anunciou o ministro das Finanças, Mário Centeno, no Parlamento.
Governo vai centralizar contratação de trabalhadores do Estado
Lusa

O Governo vai aprovar um mapa anual de recrutamentos do Estado e lançar concursos para a constituição de reservas de recrutamento, centralizadas no INA, "qualquer que seja a carreira ou categoria", anunciou esta quarta-feira, 23 de Maio, Mário Centeno, no Parlamento.

A ideia, que já tinha sido anunciada no passado, é aprovar um mapa anual de recrutamentos centralizados com a previsão plurianual de contratações para o quadriénio seguinte.

O Governo "irá aprovar" "um mapa anual, consolidado, de recrutamentos autorizados, que agrega, pondera e decide o plano anual de recrutamento de cada departamento governamental", em linha com o plano de actividades e o orçamento disponível, disse o ministro, na Comissão do Trabalho, onde está a ser ouvido. A ideia é que haja uma previsão plurianual para o quadriénio seguinte das entradas e saídas.

"Na sequência da aprovação deste mapa serão realizados procedimentos concursais para constituição de reservas de recrutamento centralizadas no INA para os postos de trabalho previstos nos mapas de pessoal de mais do que um órgão ou serviço, qualquer que seja a carreira ou categoria a que corresponda", disse o ministro.

Centeno espera obter "ganhos de eficiência" e facilitar a formação inicial.

Mário Centeno, que começou por defender a redução do número de funcionários do Estado, e que aponta agora para uma estabilização, afirmou que é preciso rejuvenescer a média etária dos funcionários públicos, que ronda os 47 anos.

O ministro recusa, no entanto, ter falhado o objectivo inicial, ainda que os dados apontem para um contínuo aumento do número de funcionários (desde 2015). Centeno sublinhou que o que conta são os rácios das aposentações. "Os rácios globais foram cumpridos."

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI