Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pedidos de aposentação no Estado sobem 24%

Apesar disso, o número de pensões efectivamente atribuídas cai. A CGA está a dar prioridade a processos de velhice, "em detrimento de aposentações antecipadas".

  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
Os pedidos de aposentação e reforma que entraram na Caixa Geral de Aposentações no primeiro semestre do ano subiram 24% em termos homólogos, para mais 13.147.

Apesar disso, o número de reformas efectivamente aprovadas foi inferior. Até Junho, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) aprovou apenas 10.989 pensões (menos 12% do que no ano passado), das quais apenas 33% são antecipadas (contra 46,5% em período homólogo).

"O facto de ter atribuída uma percentagem menor de aposentações/reformas antecipadas em 2012 do que em 2011 não se deve a menor pedido de aposentações antecipadas em 2011, que ronda os 50%, mas ao facto de se ter despachado/dado prioridade a processos de aposentação por velhice em detrimento de aposentações antecipadas", afirmou ontem o Ministério das Finanças, em resposta às questões do Negócios.

Os dados oficiais, que foram hoje divulgados pelo Diário Económico, também mostram que o valor médio das novas pensões se situou no primeiro semestre nos 1.254 euros, ligeiramente abaixo do valor registado no mesmo período do ano passado.
Ver comentários
Saber mais Função Pública reformas CGA
Outras Notícias