Impostos Anecra: Fiscalização às oficinas "não visa combater a economia paralela"

Anecra: Fiscalização às oficinas "não visa combater a economia paralela"

A associação do setor automóvel congratula-se com a ação inspetiva do fisco mas lamenta que não tenha como objetivo combater a concorrência desleal e fuga e evasão fiscal.
Anecra: Fiscalização às oficinas "não visa combater a economia paralela"
Bloomberg
Negócios 24 de outubro de 2019 às 16:14

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) lamentou esta quinta-feira que a ação inspetiva que a Autoridade Tributária está a realizar hoje não tenha como objetivo combater a economia paralela.

A Autoridade Tributária lançou hoje uma mega operação de fiscalização, a nível nacional, sobre atividades de manutenção e reparação de veículos automóveis. Segundo o Jornal Económico, na mira do Fisco estão mais de cinco mil oficinas, no âmbito da Ação Manutenção Preventiva.

Em nota à comunicação social, a Anecra diz que "não põe em causa a legitimidade da ação inspetiva" da Autoridade Tributária "cujo propósito, merece a nossa congratulação, tendo em conta a preocupação conjunta, de moralizar a concorrência".

 

"Contudo, verificamos que, mais uma vez, uma ação fiscalizadora não visa combater a economia paralela; essa sim, a praga que impede uma verdadeira luta contra a concorrência desleal e contra a fuga e evasão fiscal", salienta a Anecra, classificando este como um "grave problema" que "merece e exige um novo posicionamento, com coragem e empenhamento político, por parte das autoridades competentes".

 

Segundo o Jornal Económico, o objetivo da ação que contou com a participação de "largas centenas de inspetores do fisco" passa por "fiscalizar a emissão de fatura, saber se as oficinas em causa estão cadastradas e se utilizam programas de faturação certificados".

 

Numa operação semelhante realizada no ano passado, a Autoridade Tributária apanhou 110 oficinas por irregularidades fiscais.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI