Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confirmação do NIB atrasa reembolsos de IRS

Fisco demora mais de 30 dias a confirmar o número de identificação bancária, o que está a atrasar o pagamento dos reembolsos do IRS.

Negócios negocios@negocios.pt 16 de Julho de 2012 às 09:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...
O Fisco continua a atrasar devolução de IRS aos contribuintes, sendo que o problema reside nos serviços de cobrança, que não estão a emitir as ordens, nem para pagar, nem para cobrar o imposto liquidado aos contribuintes.

A notícia foi avançada hoje pelo “Correio da Manhã”, que dá conta que o tempo de espera para confirmar o número de identificação bancária (NIB), sem a qual não pode ser feito o pagamento, pode chegar aos 30 dias.

O jornal relata vários casos, em que os contribuintes já tinham as liquidações feitas a 13, 14 e 16 de Junho e, até ao momento, não há nenhum reembolso pago. O inverso também se verifica, pois os serviços do Fisco estão igualmente atrasados na emissão das notas de cobrança, que permitem aos contribuintes cumprirem as suas obrigações tributárias.

Domingues Azevedo, Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, diz ao Correio da Manhã que diz que os contribuintes devem “esperar até à data limite definida no Código de IRS. Caso não sejam reembolsados [caso dos contribuintes por conta de outrem e reformados], ou seja, até 30 de Agosto, poderão exigir o pagamento de juros”.

Ver comentários
Saber mais IRS reembolsos
Mais lidas
Outras Notícias