Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Contabilistas pedem que entrega da IES seja alargada até Setembro

A Associação Nacional de Contabilistas (ANACO) pede que seja alargado até final de Setembro o prazo para as empresas submeterem a declaração da Informação Empresarial Simplificada (IES) referente a 2015.

Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 13 de Junho de 2016 às 13:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

No comunicado de imprensa hoje divulgado, a ANACO diz que disponibilização tardia das aplicações para submissão da Informação Empresarial Simplificada (IES), anunciada para dia 14 de Junho, "causa constrangimentos e prejuízos" e torna muito difícil a tarefa de cumprir essa obrigação fiscal.

 

"A disponibilização tão tardia da IES a um mês do prazo de entrega torna, profissional e humanamente, inviável o seu cumprimento, com a qualidade e profissionalismo, legal e tecnicamente necessário, de perto de um milhão de declarações fiscais IES e IES/DA", afirma a ANACO.

 

A IES é uma forma de as empresas entregarem, por via electrónica, as obrigações declarativas de natureza contabilística, fiscal e estatística. Usualmente, a entrega da IES inicia-se a 1 de Junho e termina a 15 de Julho, mas este ano acontece que a matriz da IES ainda não foi disponibilizada pela Autoridade Tributária.

 

Além da disponibilização tardia da matriz para entrega da IES, a ANACO lembra que o ano passado a primeira versão disponibilizada sofreu várias alterações e é provável que esse ano isso também aconteça, o que considera que reforça o argumento de prorrogar o prazo de entregar daquela declaração.

 

Tendo em conta as várias obrigações fiscais que as empresas têm nas próximas semanas, a Associação Nacional de Contabilistas defende que o prazo seja estendido até final de Setembro e lembra que "em 2011, um ano atípico, tal como é 2016, também o prazo da IES foi 30 de Setembro".

 

A ANACO diz que já transmitiu estas preocupações pessoalmente ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade (na foto com Mário Centeno), assim como um documento subscrito por mais de 200 Contabilistas Certificados.

 

Por fim, e já antecipando 2017, a associação pede que no próximo ano "seja possível entregar a IES a partir de 15 de Março e a Modelo 22 a partir de 1 de Março".

 

A semana passada, o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) já tinha defendido em declarações à Lusa que fosse prolongado o prazo as empresas submeterem a declaração da Informação Empresarial Simplificada justificando também com o facto de a aplicação ainda não estar disponível.

 

Ver comentários
Saber mais Informação Empresarial Simplificada IES Autoridade Tributária Associação Nacional de Contabilistas Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Fernando Rocha Andrade Contabilistas Certificados
Outras Notícias