Notícia
Empresas portuguesas deslocaram mais de 2 mil milhões de euros em lucros para a Holanda
Um relatório de uma instituição holandesa revela que a maior fuga de impostos por parte das empresas portuguesas tem a Holanda como destino.
- 38
- ...
As multinacionais portuguesas deslocaram para a Holanda, entre 2009 e 2011, mais de dois mil milhões de euros de lucros, noticia este Domingo a RTP, citando um estudo de uma instituição holandesa.
“A Holanda é o maior destino e investidor de investimento directo estrangeiro em Portugal. Estes investimentos são em parte destas empresas de fachada, sem funcionários. E o resultado é que as empresas portuguesas investem em Portugal mas usam a Holanda para investir em Portugal”, disse à RTP Rodrigo fernandez, da Somo, centro de pesquisa holandês sobre multinacionais, que elaborou o estudo.
De acordo com a notícia da RTP, só em 2011 o valor dos lucros de empresas portuguesas que foram deslocados para a Holanda ascenderam a 865 milhões de euros em 2011.
Domingues Azevedo, Bastonário dos Técnicos Oficiais de Contas, classifica este procedimento das empresas portuguesas de “moralmente ilegítimo”, pois representa uma “sonegação da rentabilidade fiscal” a Portugal em detrimento dos países que dão melhores condições a tratamento destes capitais.