Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

G20 "determinado" a adoptar medidas contra multinacionais que escapam aos impostos

O grupo das mais importantes economias de países desenvolvidos e emergentes (G20) está “determinado” a adoptar medidas contra as falhas do sistema fiscal internacional que permitem às multinacionais escaparem aos impostos.

Lusa 16 de Fevereiro de 2013 às 16:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Em comunicado, no final de uma reunião em Moscovo, capital da Rússia, o G20 frisou que tomará “as acções colectivas necessárias” para mudar esta realidade e reafirmou o “compromisso para reforçar a partilha de informações automáticas”.

 

Os ministros das Finanças e os governadores dos bancos centrais dos principais países desenvolvidos e emergentes, reunidos hoje e na sexta-feira, decidiram igualmente esperar que a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE) apresente o seu plano de acção “multilateral” sobre o assunto.

 

Num relatório publicado nesta semana, a OCDE comprometeu-se a preparar, até julho, um “plano de acção” ambicioso para alterar as normas internacionais, consideradas inadequadas para responder ao actual desenvolvimento económico e à globalização, pois têm permitido “muito frequentemente” que as multinacionais “escapem completamente aos impostos”.

 

Na conferência de imprensa realizada hoje de manhã, em Moscovo, os ministros das Finanças francês, alemão e britânico manifestaram apoio à iniciativa anunciada pela OCDE.

 

O G20 reuniu-se em Moscovo para analisar, entre outras questões, as desvalorizações implícitas adoptadas por diversos países para reativar as suas economias através da melhoria da competitividade do setor exportador.

 

A desvalorização de uma moeda melhora a posição relativa das exportações desse país no exterior, ao mesmo tempo que encarece as importações e, consequentemente, o consumo das mesmas. 

Ver comentários
Saber mais G20 impostos multinacionais
Outras Notícias