Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Google, Amazon e Starbucks enfrentam Ministério Público inglês

Pagamentos de impostos estão na base das investigações do Ministério Público inglês às três multinacionais.

Negócios 12 de Novembro de 2012 às 17:05
  • Partilhar artigo
  • ...
O Ministério Público britânico quer saber o porquê de as empresas facturarem milhões e pagarem tão poucos impostos, de acordo com o “Sky News”.

De acordo com dados revelados, a Starbucks, cadeia de cafés, pagou impostos no valor de 8,6 milhões de libras (cerca de10,7 milhões de euros) desde que iniciou a sua actividade no Reino Unido, há 14 anos. Foi também revelado que a empresa não pagou impostos corporativos nos últimos três anos apesar de as vendas terem alcançado os 1,2 mil milhões de libras (cerca de 1,5 mil milhões de euros), segundo site britânico.

A gigante tecnológica Google, em 2011, pagou 6 milhões de libras (cerca de 7,5 milhões de euros) ao Tesouro sobre vendas de 395 milhões de libras (cerca de 493 milhões de euros), como noticiou o “The Daily Telegraph”.

O jornal “The Guardian”, no início deste ano, reportou que a retalhista Amazon, gerou vendas no valor entre 7,6 mil milhões de libras e 10,3 mil milhões de libras (cerca de 12,8 mil milhões de euros), mas não terá pago impostos.

As empresas conseguem “fugir” aos impostos de uma forma legal, ao realizarem várias operações em diferentes países e ao construírem uma complexa rede que lhes permita movimentarem fundos através de offshores.

O Public Account Committee (PAC), organismo responsável pelos assuntos financeiros do governo, convidou as empresas a apresentarem provas de que não estão a fugir aos impostos e os presidentes das três empresas irão responder a um inquérito.
Ver comentários
Saber mais impostos Reino Unido Google Amazon Starbucks empresas
Outras Notícias