Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa vai ter IMI reduzido para famílias com filhos

Os lisboetas com um filho ou mais vão ter um desconto no IMI, anunciou esta quinta-feira o município em conferência de imprensa para apresentar o orçamento da autarquia para o próximo ano. A taxa de IMI mantém-se nos 0,3%.

Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...

Descontos de 10% para famílias com um filho, de 15% para quem tiver dois e de 20% para agregados com três ou mais dependentes a cargo. A Câmara de Lisboa decidiu aplicar as reduções de IMI máximas previstas na Lei, mas que cada município tem liberdade para adoptar ou não, consoante as suas opções orçamentais.

 

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 8 de Outubro, pelo vereador das Finanças, João Paulo Saraiva, numa conferência de imprensa de apresentação da proposta de orçamento para 2016.

De acordo com o documento, citado pela Lusa, o objectivo é "manter "a política fiscal mais atractiva de entre a área metropolitana" de Lisboa. Assim, também a taxa do imposto se manterá, tal como no ano passado, nos 0,3%, o mínimo permitido por lei.

 

O chamado IMI familiar foi criado no Orçamento do Estado para 2015, aplicando-se ao IMI deste ano que será cobrado em 2016. Aplica-se apenas aos prédios imóveis destinados à habitação e a opção das autarquias tem de ser comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira até 30 de Novembro.

 

O proposta de orçamento municipal prevê ainda que, tal como em 2015, continuem a ser devolvidos aos munícipes 2,5% do IRS. Manter-se-ão, igualmente, as isenções da derrama para entidades com volume de negócios inferior a 150 mil euros e para actividades de restauração e pequeno comércio para volumes de negócio inferiores a um milhão de euros, "como forma de potenciar a fixação das empresas na cidade", refere a Lusa.

 

Os imóveis devolutos, degradados e em ruínas serão penalizados em sede de IMI e taxa de protecção civil.

Ver comentários
Saber mais IMI impostos Lisboa Câmara Municipal de Lisboa taxa de IMI imposto municipal sobre imóvel Fernando Medina
Outras Notícias