Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Passos diz que diferença de preços dos combustíveis entre Portugal e Espanha é explicada pelos impostos – verdade?

Verdadeiro ou falso? O Negócios confronta declarações de Passos Coelho com factos.

Bloomberg
Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 10 de Outubro de 2013 às 13:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

22h10


A grande diferença entre Portugal e Espanha nos combustíveis no essencial está na parte fiscal

Os dados da Comissão Europeia mostram que, de facto, Espanha tem preços finais dos combustíveis rodoviários mais baixos que Portugal, mas que antes de impostos os combustíveis são mais caros em Espanha, pelo que o factor que os encarece do lado de cá da fronteira é de ordem fiscal, embora isso seja mais notório na gasolina e menos visível no gasóleo.

 

A 30 de Setembro, indicam as estatísticas da Comissão, a gasolina 95 octanas apresentava em Portugal um preço antes de impostos na ordem de 0,66 euros por litro, enquanto em Espanha esse preço, antes de impostos, se situava em 0,71 euros. Quanto ao preço incluindo impostos, Portugal tinha nessa data um preço médio de 1,539 euros por litro de gasolina 95, ao passo que Espanha registava 1,416 euros por litro.

 

Quanto ao gasóleo, os dados da Comissão Europeia referem que a 30 de Setembro Portugal tinha um preço antes de impostos de 0,746 euros por litro, contra os 0,756 euros por litro em Espanha. Incluindo impostos, o preço por litro de gasóleo em Portugal ascendia naquela data a 1,37 euros por litro, face a 1,36 euros em Espanha.


Ver comentários
Saber mais combustíveis gasóleo gasolina Passos Coelho
Mais lidas
Outras Notícias