Notícia
Portugal é um dos países europeus com impostos mais elevados
Portugal é dos países europeus que maior taxa de imposto aplica sobre os rendimentos mais elevados. A par com a Finlândia e a Grécia, em 2012 é o oitavo país europeu onde as taxas sobre os rendimentos individuais e colectivos são mais elevadas.
- Assine já 1€/1 mês
- 24
- ...

De acordo com os números divulgados pelo gabinete de estatística da União Europeia, em Portugal, os impostos sobre os rendimento individuais mais elevados têm um peso de 49%. Na União Europeia a 27, a média situa-se nos 38,1%, enquanto na Zona Euro a média é de 43,2%.
Em relação à tributação do consumo, Portugal também ocupa um lugar cimeiro entre os que mais cobram, a nível europeu. No nosso País, o IVA médio é de 23%, enquanto a média dos países da União Europeia situa-se nos 21%. Apenas a Roménia (24%), a Suécia (25%), a Dinamarca (25%) e a Hungria (27%) apresentam valores mais elevados.
Em relação à carga fiscal face ao PIB, os últimos dados referem-se a 2010 e, naquele anos Portugal era dos países onde as receitas com impostos eram mais baixas, em percentagem do PIB. Este indicador é de 31,5% em Portugal, quando a média da União Europeia se situa nos 38,4%.
(Correcção: Os dados referem-se à taxa de impostos sobre os rendimentos mais elevados e não a uma média)