Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é um dos países europeus com impostos mais elevados

Portugal é dos países europeus que maior taxa de imposto aplica sobre os rendimentos mais elevados. A par com a Finlândia e a Grécia, em 2012 é o oitavo país europeu onde as taxas sobre os rendimentos individuais e colectivos são mais elevadas.

Rita Faria afaria@negocios.pt 21 de Maio de 2012 às 13:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...
Portugal está entre os países da Europa com uma taxa de imposto mais elevada sobre os rendimentos mais altos, revela um estudo publicado hoje pelo Eurostat. O nosso País, a par com a Finlândia e a Grécia, é já o oitavo, a nível europeu, onde os impostos sobre estes rendimentos individuais são mais altos.

De acordo com os números divulgados pelo gabinete de estatística da União Europeia, em Portugal, os impostos sobre os rendimento individuais mais elevados têm um peso de 49%. Na União Europeia a 27, a média situa-se nos 38,1%, enquanto na Zona Euro a média é de 43,2%.

As empresas portuguesas também são das mais “castigadas” na Europa. Os impostos sobre as receitas das empresas que ascendem ao último escalão são mais elevados em Portugal (31,5%) do que na média dos países da União Europeia (23,5%). A nível europeu, este indicador oscila entre os 36,1% em França, e os 10%, na Bulgária e Chipre, os dois países onde os impostos sobre as empresas são mais baixos.

Em relação à tributação do consumo, Portugal também ocupa um lugar cimeiro entre os que mais cobram, a nível europeu. No nosso País, o IVA médio é de 23%, enquanto a média dos países da União Europeia situa-se nos 21%. Apenas a Roménia (24%), a Suécia (25%), a Dinamarca (25%) e a Hungria (27%) apresentam valores mais elevados.

Em relação à carga fiscal face ao PIB, os últimos dados referem-se a 2010 e, naquele anos Portugal era dos países onde as receitas com impostos eram mais baixas, em percentagem do PIB. Este indicador é de 31,5% em Portugal, quando a média da União Europeia se situa nos 38,4%.

(Correcção: Os dados referem-se à taxa de impostos sobre os rendimentos mais elevados e não a uma média)
Ver comentários
Saber mais impostos Europa IVA IRS IRC
Outras Notícias