Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Salários líquidos descem já em Janeiro

O Governo vai preparar uma nova tabela de retenções na fonte de IRS, que antecipe o efeito dos novos tectos para os benefícios e deduções fiscais. Resultado: o salário líquido dos trabalhadores por conta de outrem vai cair já no início de 2011.

Salários líquidos descem já em Janeiro
Negócios negocios@negocios.pt 16 de Outubro de 2010 às 17:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 15
  • ...
A informação foi dada esta tarde por Fernando Teixeira dos Santos, em conferência de imprensa no Ministério das Finanças para explicar a proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2011.

Os novos tectos para as deduções fiscais e para os benefícios fiscais em sede de IRS fariam com que, isoladamente, o "acerto" fosse feito só em 2012, após a entrega das declarações dos contribuintes. Mas o Governo vai rever a tabela das retenções na fonte, que todos os meses são aplicadas nas remunerações salariais, de modo a antecipar esse aumento do IRS efectivamente pago.

O resultado será uma diminuição dos salários líquidos já a partir de Janeiro, em benefício de uma maior receita fiscal.

No próximo ano, e segundo a proposta para o Orçamento do Estado apresentada ontem à noite, o Governo estima aumentar a receita do IRS em cerca de 800 milhões de euros em 2011 face à estimativa para 2010.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias