Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sócrates do lado de Mortágua critica fúria acerca do novo imposto sobre imobiliário

O ex-primeiro-ministro José Sócrates considerou "absolutamente inacreditável que a sociedade e os comentaristas" televisivos "rebolem de fúria" pela criação de um novo imposto sobre património imobiliário, pondo-se do lado da deputada bloquista Mariana Mortágua.

João Miguel Rodrigues/Correio da Manhã
Lusa 23 de Setembro de 2016 às 21:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 87
  • ...

No primeiro dia da Universidade de Verão, promovida pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas (DFMS) da FAUL, José Sócrates foi esta sexta-feira orador num painel onde, apesar de o tema ser "Política Externa e Globalização", não deixou a actualidade nacional de fora e falou até do novo imposto com incidência em património imobiliário de elevado valor, cuja polémica ganhou maior dimensão após a intervenção da deputada bloquista Mariana Mortágua numa conferência do PS, no sábado passado.

 

"Acho absolutamente inacreditável que a sociedade e os comentaristas nas televisões rebolem de fúria [com este anúncio]. Não posso deixar de me pôr ao lado dela quando vejo tantas críticas, quando é uma proposta tão modesta e até tão insignificante quanto dizer: vamos taxar um pouco mais aqueles?", disse.

 

O ex-primeiro-ministro questionou o que é que Mariana Mortágua - "uma das vozes mais interessantes no espaço público" - "propôs de especial" dada "a berraria da direita". "Ela nem propôs nacionalizações, nem pôs em causa nenhum direito constitucional", defendeu, assumindo "alguma estupefacção" com toda esta polémica.

 

Na opinião de Sócrates, "fazer um ajustamento na política fiscal taxando mais o património" é, "apesar de tudo, razoável" e possível de discutir, mas defendeu que "o que o país precisa é de investimento público, não de mexer aqui ou ali nos impostos".

 

"O que me espanta é que veja pela primeira vez esta situação absolutamente curiosa de ver um Governo socialista atacado pela direita, com a direita a dizer que devíamos fazer mais investimento público", acusou.

Ver comentários
Saber mais Departamento Federativo das Mulheres Socialistas José Sócrates Política Externa Mariana Mortágua PS Governo política
Outras Notícias