Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Swissleaks: Sérgio Vasques garante que instruiu Azevedo Pereira para pedir a Lista Lagarde

Porque é que a Lista Lagarde não chegou a Portugal? Antigo governante do PS diz que deu instruções ao ex-director-geral dos impostos para o fazer. Azevedo Pereira já disse que não lhe competia pedir a informação. São as primeira inconsistências a vir a lume.

Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...

O último Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do PS garante que em 2010 deu instruções para que a Lista Lagarde, contendo nomes de clientes do HSBC que potencialmente fugiam ao Fisco, fosse pedida às autoridades francesas. As ordens foram dadas directamente a José Azevedo Pereira,  à altura director-geral dos Impostos (DGI).

 

Na sessão parlamentar que decorre esta tarde na Assembleia da República, a pedido do PCP e do BE, Sérgio Vasques garantiu que "solicitei ao director-geral dos Impostos que tentasse fazer as démarches para a obter. Lembro-me de ter falado com ele mais do que uma vez sobre o assunto".

 

Esta garantia não bate certo com as declarações feitas recentemente pelo antigo DGI ao Diário Económico, onde este afirmou que a lista "não foi pedia pela AT nem faria sentido face à forma como chegou ao conhecimento público a sua existência".

 

Sérgio Vasquez reiterou que fez o pedido verbalmente e que não voltou a insistir no assunto até ao final do mandato do Governo, meses depois. "Como sucede em tantas outras coisas, pedindo que as démarches sejam feitas, confio que elas sejam feitas".  Portanto, "que démarches concretas foram tomadas não sei dizer. O que posso dizer é que, findas as minhas funções, não tínhamos obtido a lista".

 

Depois de Sérgio Vasques será ouvido Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais nos últimos quatro anos e que, a julgar pelas explicações recentes do Ministério das Finanças só agora em Fevereiro terá insistido na obtenção da referida lista. 

Ver comentários
Saber mais Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do PS Lagarde HSBC José Azevedo Pereira Sérgio Vasques Paulo Núncio secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Mais lidas
Outras Notícias