IRC Grupos económicos obrigados a reforçar pagamento por conta de IRC em Julho
IRC

Grupos económicos obrigados a reforçar pagamento por conta de IRC em Julho

Os grupos económicos que beneficiaram do regime especial de tributação de grupos até ao ano 2000 vão ser obrigados a pagar IRC sobre os resultados internos suspensos. Em Julho há já um pagamento por conta.
Grupos económicos obrigados a reforçar pagamento por conta de IRC em Julho
Miguel Baltazar/Negócios

As empresas que até ao ano 2000 beneficiaram do regime especial de tributação de grupos (RETGS) vão ser obrigadas a pagar IRC sobre os chamados resultados internos que ficaram suspensos. Estes resultados vão ter de ser incluídos no lucro tributável em 2016, 2017 e 2018, mas as Finanças quere já um pagamento por conta no próximo mês de Julho.

 

Segundo uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2016, a que o Negócios teve acesso, estão em causa os resultados internos que tenham sido eliminados ao abrigo do anterior regime de tributação de lucros de sociedades, que vigorou até ao ano 2000.

 

Estes resultados, que não foram sujeitos a tributação na altura, sê-lo-ão agora. Como? Através da sua incorporação nos lucros tributável do grupo nos exercícios de 2016, 2017 e 2018, em iguais percentagens.

 

Contudo, durante o mês de Julho de 2016 terá de ser feito já um pagamento por conta equivalente a 25% do montante a pagar este ano, um valor que será depois abatido ao IRC a pagar no fim.

 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI