IRS Mapa: A sua autarquia faz-lhe um desconto no próximo IRS?
IRS

Mapa: A sua autarquia faz-lhe um desconto no próximo IRS?

Daqui a duas semanas inicia-se o prazo para a entrega e apuramento final do IRS de 2015, e, embora a carga fiscal continue em máximos, se morar num dos 91 municípios que dão desconto no IRS, a factura será mais leve. Confira se vai ter um alívio.

A passo de tartaruga, o número de autarquias que dá desconto no IRS aos seus moradores lá vai crescendo, ano após ano. Este ano, relativamente ao IRS de 2015, são 91, ao todo. 

Entre os grandes centros urbanos, o destaque vai para Lisboa, que confere um desconto de 2,5% na colecta líquida pelo terceiro ano consecutivo. Cascais, Amadora e Sintra também dão um pequeno brinde, ao contrário do que acontece nos grandes centros urbanos do norte, onde os municípios ficam com todo o dinheiro para si.





IRS DE 2015 Como calcular a poupança fiscal  Para saber se vai poupar na factura de IRS tem, em primeiro lugar, de verificar se o município onde reside resolveu "devolver" alguma parcela do imposto no ano em causa. Sobre os rendimentos auferidos em 2015 (e cujo IRS terá um apuramento final nos próximos meses) são 91 os municípios que o vão fazer. Se o seu estiver entre eles, verifique qual a taxa de IRS de que o município prescinde. Cada câmara tem o poder de devolver entre 0% e 5% de IRS que recebe do Estado Central.
Em terceiro lugar, aplique a taxa sobre a sua colecta líquida de IRS (isto é, o IRS a pagar, já depois de abatidas todas as deduções específicas e à colecta, como as despesas de saúde, educação, entre outras). 
Se, por hipótese, em 2015 tiver um IRS a pagar de 4 mil euros (já depois de todos os abatimentos) e o seu município lhe conferir um desconto de 1%,então, a factura fiscal será 40 euros mais magra. O desconto será tanto maior quanto maior for a percentagem de desconto que autarquia aplica e também quanto maior for o rendimento do contribuinte. Tratando-se de um desconto à colecta do IRS, só beneficia quem tem colecta de IRS (quem não tiver IRS a pagar não beneficia deste desconto).
Se tiver direito a reembolso (o que acontece se tiver feito retenções na fonte acima do necessário), ele será mais gordo. Se tiver IRS a pagar ao Estado, pagará menos. O procedimento não requer qualquer intervenção do contribuinte, sendo o mesmo calculado automaticamente pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).O desconto virá explicitado na nota de liquidação.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI