Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Prioridade do CDS é eliminação gradual da sobretaxa de IRS a partir de 2016

Os centristas querem eliminar a sobretaxa de IRS de forma faseada já a partir do próximo ano. Há ainda outro objectivo: prosseguir a redução da taxa do IRC. Sobre a redução da TSU, nem uma palavra.

Bruno Simão
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 14 de Abril de 2015 às 19:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

A ministra das Finanças ouviu, ao final da tarde desta terça-feira, as prioridades do CDS: "termos a capacidade de continuar a reforma do IRC ate chegarmos a uma taxa entre 17% e 19%" e a "a eliminação da sobretaxa de IRS", que "tem de ser gradual". Foi esta a mensagem transmitida aos jornalistas pela deputada Cecília Meireles, que enfatizou ainda a necessidade de "valorizar e ter como prioridade os factores de crescimento económico".

 

Sobre a sobretaxa em sede de IRS, Cecília Meireles disse que "é uma medida excepcional, não gostaríamos que se tornasse normal, compreendemos que a eliminação desta sobretaxa tem de ser gradual mas gostávamos que pudesse ser o mais rapidamente possível". A intenção é que essa eliminação "pudesse começar já no ano que vem", ou seja, em 2016. E o que disse Maria Luís Albuquerque quanto a isso? "O que houve da parte da senhora ministra das Finanças foi ouvir com muita atenção".

 

Questionada sobre a intenção de Passos Coelho descer a Taxa Social Única para as empresas – e tendo em conta que idêntica tentativa, em 2012, provocou uma crise na coligação, Cecília Meireles escusou-se a fazer comentários. "Aquilo que o CDS transmitiu foram as suas prioridades e as suas ideias", afirmou apenas.

 

Cecília Meireles disse ainda que há sinais positivos: o "investimento que tem vindo a apresentar números muito positivos, as nossas exportações que continuam a crescer ano após ano, e o consumo privado que está a estabilizar". "Desde que o IRC começou a descer o investimento começou a subir e a subir muito", rematou.

 

O Governo vai apresentar no Parlamento, na próxima semana, os seus programas de Estabilidade e Crescimento e o programa de Reformas.

Ver comentários
Saber mais Cecília Meireles CDS sobretaxa de IRS
Outras Notícias