Empresas Galeria de arte do Porto expõe 23 artistas contra IVA a 23%

Galeria de arte do Porto expõe 23 artistas contra IVA a 23%

A galeria de arte Rui Alberto, no Porto, tem patente a exposição “coletIVA 23” que reúne obras de 23 artistas numa clara crítica à taxa IVA de 23% que é praticada pelas galerias de arte.
Galeria de arte do Porto expõe 23 artistas contra IVA a 23%
Rui Neves 17 de fevereiro de 2016 às 16:57

Depois de duas décadas a funcionar em Gondomar, a galeria de arte Rui Alberto instalou-se, em Maio passado, no Quarteirão das Artes, na Rua D. Manuel II, junto ao portuense Palácio de Cristal, e pretende agora dar que falar com a sua nova exposição.

 

Chama-se "colectIVA 23" e resulta do convite a 23 artistas para exporem duas das suas obras em protesto contra os 23% de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) que é praticado pelas galerias de arte.

 

Patente até 12 de Março, reúne pinturas, desenhos, esculturas, tapeçaria e mobiliário de tantos autores quantos os pontos percentuais da taxa máxima de IVA.

 

Armando Alves, Carlos Carreiro, Daciano da Costa, Ernesto Rancaño, Guilherme Camarinha, Júlio Pomar, Nettie Burnett, Rui Anahory e Souto Moura são apenas alguns dos nomes que marcam presença com duas das suas obras nesta galeria de arte.

 

Rui Alberto vê na sátira uma chamada de atenção para o imposto "que em outras áreas da cultura" como "no cinema, música, literatura, etc., têm taxas completamente diferentes".

 

Um "desfasamento" que o galerista considera que "é trágico para o comércio e divulgação das obras de arte pelas galerias".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI