Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-funcionários do Barclays acusados por manipulação da Libor no Reino Unido

O Ministério Público britânico avançou com acusação contra três ex-funcionários do Barclays no âmbito do escândalo da manipulação da taxa Libor.

Bloomberg
Negócios 17 de Fevereiro de 2014 às 18:33
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

Peter Charles Johnson, Jonathan James Mathew e Stylianos Contogoulas foram acusados pelo Ministério Público britânico de conspiração com o intuito de lesar investidores.

 

As acusações estão relacionadas com a manipulação da Libor em dólares e dizem respeito a actos cometidos entre Junho de 2005 e Agosto de 2007, revela a Bloomberg, que cita uma declaração enviada por escrito pelo departamento de combate à fraude.

 

A Bloomberg adianta que Peter Charles Johnson e Jonathan James Mathew integraram o Barclays no início de 2001 e permaneceram no banco até Setembro de 2012. Já Stylianos Contogoulas ingressou na instituição financeira em 2002 e ficou até 2006, altura em que se mudou para o Merrill Lynch, onde permaneceu até Setembro de 2012.

 

A manipulação das taxas Libor já fez correr muita tinta na imprensa e deu origem a vários processos judiciais, tendo alguns culminado em acordos entre instituições financeiras e autoridades. Com a acusação destes três ex-funcionários do Barclays, o número de acusados em processos relacionados com esta fraude já supera os 10.

 

Algumas instituições financeiras já chegaram inclusivamente a acordos com as autoridades. O Barclays foi o primeiro banco britânico a assumir práticas de manipulação das taxas Libor e a chegar a acordo com as autoridades britânicas e americanas para pôr fim ao processo e às investigações. O banco foi alvo de uma coima recorde de 290 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros), mas conseguiu ver o valor reduzido. A instituição terá beneficiado de uma redução de 25,5 milhões de libras por ter sido a primeira a chegar a acordo.

 

Mas foram já várias as empresas alvo de coimas, cujo valor total já supera os seis mil milhões de euros, desde 2012.

 

 

Ver comentários
Saber mais Barclays manipulação da Libor Reino Unido Ministério Público
Outras Notícias