Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Faleceu o sócio da VdA Mário Esteves de Oliveira

João Vieira de Almeida recorda Mário Esteves de Oliveira como um dos “mais brilhantes juristas portugueses” e “um homem excecional, de uma amizade rara e incondicional”.

João Maltez jmaltez@negocios.pt 27 de Julho de 2019 às 19:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O advogado Mário Esteves de Oliveira, personalidade central no desenvolvimento da cultura jurídico-administrativa portuguesa posterior à Constituição de 1976, sócio sénior da Vieira de Almeida & Associados (VdA), faleceu esta sexta-feira, 26 de julho, aos 75 anos, anunciou a sociedade a que se encontrava ligado desde 2006.

 

"Perder o Mário é muito mais do que ver partir um dos mais brilhantes juristas portugueses, um grande advogado e um sócio com um papel único na VdA. É, sobretudo, sentir profundamente a falta de um homem excecional, de uma amizade rara e incondicional, de uma inteligência fulgurante e de uma generosidade sem limites. O Mário marcou-nos. E nunca o esqueceremos", escreveu João Vieira de Almeida, líder da sociedade a que Mário Esteves de Oliveira estava ligado desde 2006.

 

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi docente e autor de referência de uma vasta obra nos domínios do Direito Administrativo e do Direito Público. Reconhecido administrativista, era consultado por entidades públicas, privadas e pelos seus pares para pareceres legais sobre as mais sofisticadas e delicadas questões no âmbito dessas matérias.

 

Foi assistente de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1971 e 1972, foi ainda responsável pela regência da disciplina de Instituições Públicas da Vida Económica, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de 1973 a 1975. Poucos anos mais tarde, entre 1977 e 1986, assumiu a regência da disciplina de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

 

O corpo de Mário Esteves de Oliveira foi conduzido na tarde deste sábado para a Basílica da Estrela, em Lisboa, onde será realizada uma missa este domingo, dia 28 de julho, pelas 15 horas.

Ver comentários
Saber mais mário esteves de oliveira vda joão vieira de almeida
Mais lidas
Outras Notícias