Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Old Brandy": Operação faz quatro detenções e 29 arguidos

O Ministério Público decidiu constituir um total de 29 arguidos, incluindo pessoas singulares e colectivas, dos quais quatro ficaram detidos, no âmbito de uma investigação a ilegalidades relacionadas com o fabrico, armazenamento e comercialização de bebidas alcoólicas.

Negócios 19 de Maio de 2016 às 13:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Em nota enviada esta quinta-feira, 19 de Maio, às redacções, o Ministério Público revela que está em curso um inquérito no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) sobre suspeitas relacionadas com "fabrico, armazenamento e transporte de bebidas alcoólicas, bem como a respectiva colocação no consumo à margem do controlo e fiscalização das autoridades".

 

O Gabinete da Procuradora-Geral da República informa que no âmbito desta operação "Old Brandy" foram realizadas 31 buscas (23 domiciliárias e oito não domiciliárias) em seis distritos: Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja e Aveiro. Em causa estarão suspeitas da prática de crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, introdução fraudulenta no consumo qualificada e receptação de mercadorias.

 

Em resultado das diligências efectuadas, foram constituídos 29 arguidos, incluindo pessoas singulares e colectivas. Destes arguidos, quatro ficaram mesmo detidos e serão presentes ainda esta quinta-feira ao Tribunal Central de Instrução Criminal a fim de serem aplicadas "medidas de coacção", acrescenta a Procuradoria.

 

As práticas já descritas em cima durariam "há pelo menos um ano", com a Procuradoria a referir que com este tipo de procedimentos "os arguidos procurariam evitar o pagamento dos impostos devidos, designadamente do Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o que terá lesado o Estado português em centenas de milhares de euros".

 

Por fim, a nota da Procuradoria acrescenta que no âmbito das diligências efectuadas foram feitas ainda mais três detenções, cujos arguidos serão "alvo de um procedimento criminal autónomo". 

Ver comentários
Saber mais Ministério Público DCIAP Old Brandy Justiça tribunais
Outras Notícias