LEX Paulo Núncio vai ser consultor na firma de advogados Morais Leitão
LEX

Paulo Núncio vai ser consultor na firma de advogados Morais Leitão

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais vai voltar à consultoria fiscal privada no início do próximo ano. Irá reencontrar na Morais Leitão o advogado António Lobo Xavier, que convidou para presidir à Comissão da Reforma do IRC.
Paulo Núncio vai ser consultor  na firma de advogados Morais Leitão

Paulo Núncio, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, vai trabalhar como consultor na sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS). Fonte oficial daquele escritório de advocacia confirmou ao Negócios que o antigo governante deverá voltar a exercer a sua anterior profissão a partir de Janeiro.

O ex-secretário de Estado irá integrar a equipa de Direito Fiscal da MLGTS em Lisboa, cuja coordenação está a cargo do fiscalista Francisco de Sousa da Câmara. O outro sócio coordenador daquela firma, no escritório do Porto, é o também fiscalista António Lobo Xavier.

Trata-se de um regresso à Morais Leitão, onde Paulo Núncio trabalhou até 2007, antes de ingressar como sócio no departamento de Direito Fiscal da sociedade de advogados ibérica Garrigues, de onde saiu, em 2011, para entrar no Governo de coligação entre o PSD e o CDS-PP.

Militante e antigo dirigente do partido de Paulo Portas, foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais entre 2011 e 2015. Começou por integrar a equipa de Vítor Gaspar e foi reconduzido no cargo quando Maria Luís Albuquerque assumiu a pasta das Finanças. No segundo Executivo da coligação, que durou apenas 29 dias, manteve a tutela do Fisco.

Ao longo do seu mandato no Governo, Paulo Núncio promoveu alterações profundas aos códigos do IRS e do IRC. A comissão de reforma do imposto sobre o rendimento das empresas teve como presidente o também antigo dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier, com quem o ex-secretário de Estado voltará agora a trabalhar. Na comissão de reforma do IRS, a Morais Leitão também esteve presente através de uma das peritas convidadas pelo ex-secretário de Estado.

Paulo Núncio é advogado desde 1994, com especialização em Direito Fiscal. Desenvolveu a sua actividade na área da fiscalidade nacional e internacional, nomeadamente em transacções domésticas e internacionais e no apoio jurídico relativo ao IRC e ao IVA. Assessorou também empresas multinacionais em operações desenvolvidas no Centro Internacional de Negócios da Madeira.

O advogado é membro da Associação Fiscal Portuguesa, do Comité de Assuntos Fiscais da Associação Internacional de Advogados e correspondente do Gabinete Internacional de Documentação Fiscal.

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI