Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de juro em Angola aumenta para 14%

O Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou em dois pontos percentuais a taxa básica de juro do país, que passou agora a estar fixada em 14%, anunciou esta terça-feira a instituição num comunicado a que a Lusa teve acesso.

Luanda Angola
Reuters
Lusa 29 de Março de 2016 às 21:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A decisão foi influenciada "essencialmente pelo ajustamento dos preços administrados e pela variação da taxa de câmbio", conforme se lê no comunicado final da reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, realizada na segunda-feira para avaliar os indicadores de crescimento económico e as contas fiscais e monetárias de Fevereiro.

 

Trata-se do segundo aumento em 2016, depois de um ponto percentual que foi acrescentado em Janeiro, sendo já na altura a maior subida em pelo menos dois anos.

 

A taxa de juro, cujas variações podem servir para controlar a evolução da inflação - que em Angola superou os 20% em Fevereiro -, esteve fixada até Julho de 2014 em 8,75%, após um corte, na altura, de meio ponto percentual, e aumentou há mais de um ano para 9%.

 

Já em Março do ano anterior, subiu mais 0,25 pontos percentuais, em Junho aumentou para 9,75% e em Julho mais meio ponto percentual, para 10,25%, tendo em agosto sido fixada em 10,5%, subindo em Dezembro para os 11%.

 

O Comité de Política Monetária decidiu também nesta reunião, que decorreu em Luanda, aumentar as taxas de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez, de 14% para 16% ao ano, e da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez com maturidade de sete dias, de 1,75% para 2,25% ao ano.

 

Devido à crise decorrente da quebra na cotação internacional do petróleo, Angola viu reduzir a receita fiscal para menos de metade em 2015, assim como a entrada de divisas no país, agravando o custo das importações e o acesso a produtos, inclusive alimentares, cujos preços dispararam.

Ver comentários
Saber mais Conselho de Política Monetária do BNA Angola Comité de Política Monetária taxa de juro
Mais lidas
Outras Notícias